quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Carteira porta-celular


Carteira porta-celular

Apresento um PAP da carteira porta-celular.
Esse projeto é muito lindo e foi criado pela Ana Cosentino. Tem um vídeo no youtube com a execução.
Fiz algumas mudanças na montagem, como apresento a seguir.
As fotos foram tiradas durante a nossa aula na Seraphina Armarinhos Criativos, com a ajuda da Jani.

Comece preparando todo o material. Corte os tecidos, zíper e manta e deixe tudo preparado. Dessa forma seu trabalho será bem mais organizado e rápido.
Do tecido escolhido para a parte externa, corte as medidas indicadas na foto.

Para o forro, corte também conforme indicado.
Minha dica é que na escolha dos tecidos você opte por tecidos em que possa utilizar uma  mesma cor de linha para quiltar (frente e verso) pois o quilt será feito com o dois tecidos ao mesmo tempo. Na escolha desse projeto optamos por trabalhar com a linha marrom. 

Para a aba cortamos esses quadrados de 10 x 10 cm, mas usaremos um molde de 7,5 cm de largura  por 9 cm de altura, com um dos lados com  cantos arredondados. Você verá mais adiante.

O zíper utilizado deve ser de boa qualidade. Nós utilizamos o YKK. A medida do zíper é feita após a colocação do cursor.
(coloque o cursor e só depois corte o excesso e deixe com 14 cm de comprimento)

Faça o acabamento nas laterais do zíper. Costuramos com pé de máquina de 1 cm de cada lado

Após feitas as costuras, desviramos e cortamos os excessos de cada lado, deixando a peça com 18 cm de comprimento. Notem que o zíper ficou medindo 12 cm e os acabamentos em tecido, 3 cm de cada lado.
Para o bolso externo, vamos unir as partes (tecido com manta + forro). Para isso, marcamos uma linha a 2 cm da borda, pelo lado avesso do tecido do forro.


Unimos as partes com uma costura na marca feita.


Desviramos e passamos a ferro para assentar bem




Com um zigue-zague, esse bolso deverá ser unido a um dos lados da parte externa.
Agora junte o zíper às partes externas (tecido + manta, passados à ferro, mas sem quiltar). Fazemos a união das partes com um zigue-zague, bem na beiradinha. Repetimos o procedimento nos dois lados do zíper, como mostram as duas próximas fotos.




 


Agora, com o calçador para zíper faça a união do tecido do forro (interno). Coloque o direito do tecido junto ao zíper e faça uma costura reta. Gosto de utilizar o calçador de zíper regulável.

Usando esse calçador, a medida exata de um pé de máquina dá um resultado excelente. Repita o mesmo procedimento nos dois lados do zíper.

Com as duas partes bem assentadas, rebata as costuras como está na foto. 

Em seguida, quilte o tecido externo com o forro. Preste atenção para deixar o bolso externo "livre", sem quiltar, como mostram as próximas fotos.
Como esse tecido é listrado, o quilt quase não aparece, pois foi feito sobre as listras, com linha marrom. Eu, particularmente, gosto de fazer esse trabalho com sutileza, sem que as costuras fiquem contrastantes.
A colocação do botão de pressão deve ser feita antes de pregar o bolso na parte externa. Nós aqui fizemos depois.
Dá certo, mas fica um pouco mais trabalhoso. O botão deve ser colocado no centro do bolso.

Esse botão de pressão deve ser colocado sem fixar o forro, para que no final ele fique completamente escondido. Esse cuidado também é para proteger as telas dos celulares, pois botões aparentes podem riscá-las.

Para fazer a aba, coloque os dois tecidos, direito com direito, sobre a manta. Risque o molde (7,5 x 9 cm) e faça uma costura sobre o risco feito, deixando a parte superior aberta. Corte o excesso e desvire.

Assente com o ferro de passar.

Faça um pesponto.

Para a alcinha, dobre a tirinha de 3x10cm como um viés e rebata com uma costura.

Faça a montagem como mostra a foto, colocando uma argolinha de metal na tirinha e sobrepondo à aba. Una as partes com um zigue-zague. Desculpem, a foto ficou de cabeça para baixo e não consegui desvirar! :)

Com o zíper aberto, feche o trabalho com uma costura de 1 pé de máquina (laterais e fundo). Veja como ficou.

Tire os excessos, deixando as bordas com 0,5 cm. Após refilar, faça um zigue-zague muito bem feito, usando a linha da mesma cor do tecido. Repita o zigue-zague por no mínimo 3 vezes. O acabamento ficará impecável. Feito isso, é só desvirar o trabalho pela abertura do zíper, colocar uma alcinha de couro na argolinha de metal e colocar o botão de pressão na aba para fechamento do bolso externo.


Prontinho. Sua carteira porta-celular está terminada!
Se tiver qualquer dúvida na execução do trabalho, pode mandar mensagem para mfamarino@gmail.com.
Bom trabalho!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bolsa Térmica - vídeo-aula

Bolsa Térmica

Fizemos uma vídeo-aula do projeto "Bolsa Térmica".

A nossa querida amiga Glaucia Dotta filmou, editou e vocês podem conferir o resultado no vídeo publicado no youtube que está no link abaixo.

Vídeo-aula "Bolsa Térmica"

Se tiverem dúvidas na execução desse projeto podem enviar mensagem para o meu e-mail (mfamarino@gmail.com) que responderei assim que possível.
Bom trabalho!

 Vídeo-Aula Bolsa Térmica

domingo, 14 de setembro de 2014

Bolsa para maquiagem - passo-a-passo


Olá pessoal!
Desenvolvi esse projeto de bolsinha para maquiagem, revestida internamente com nylon, e fiz um passo-a-passo fotografado que está abaixo.
Se tiverem qualquer dúvida na execução, enviem e-mail para mfamarino@gmail.com que respondo assim que possível.
Bom trabalho!